O que é o Planejamento Previdenciário?
- Cristina Campos

- Aug 4, 2022
- 3 min read
Updated: Jan 30, 2023
O planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação pré-aposentadoria que visa a garantir que o trabalhador se aposente de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível.
O planejamento previdenciário se tornou necessário, uma vez que o sistema previdenciário e as regras que envolvem os pedidos de aposentadoria no Brasil são burocráticos e complexos.
Além das inúmeras regras trazidas pelo sistema previdenciário e pela legislação. O número crescente de pedidos de revisões por falhas do INSS.

1. O que é e para que serve o planejamento previdenciário?
Como mencionado acima o planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação pré-aposentadoria que assegura ao segurado uma aposentadoria com a melhor regra, e quando falamos em melhor regra, é aquela que proporciona o valor mais alto em curto tempo.
Além do mais tantas regras de aposentadoria, a escolha errada pode lhe gerar danos vitalícios.
O processo de aposentadoria exige o cumprimento de uma série de requisitos, é necessário estar atento a cada um deles. E, se prepara previamente com toda documentação para cada regra específica.
Dessa forma, o planejamento permite que o trabalhador se prepare para o futuro, contribuindo para receber a aposentadoria que ele planejou.
Essas situações são muito mais comuns do que você imagina.
2. Como funciona o planejamento na prática?
Bem, ele nada mais é do que um estudo preliminar que aponta: Qual a melhor regra, qual a melhor data para o segurado se aposentar, quanto irá receber?
Veja modelo:

Dessa forma, o planejamento previdenciário permite que o trabalhador visualize como será o seu futuro em termos de aposentadoria e que ações podem ser tomadas para atingir um determinado objetivo.
Garantindo uma aposentadoria tranquila, onde o valor possa lhe proporcionar uma vida digna, pagamento de um plano de saúde, cuidar da sua família, ou até mesmo que diminuir a perda salarial, comparado ao salário atual.
3. Quais as vantagens de fazer um planejamento previdenciário?
Aposentar-se no momento certo
Por meio do planejamento, você evita prejuízos como: solicitação da aposentadoria na regra com valor menor, protocolo na data errada reduzindo o valor da aposentadoria.
Ausência de aplicação de lei que aumenta o valor da aposentadoria, por exemplo: descartes, agrupamento de contribuições, reconhecimento de outras atividades, conversão de períodos especiais...
Orientação para receber o benefício quando chegar a hora
Por meio do planejamento previdenciário, é possível avaliar cada caso com mais atenção, verificando qual é o melhor tipo de aposentadoria que pode ser aplicado para o seu caso, ainda mais agora com a vigência da Reforma da Previdência.
Esse tipo de análise minuciosa só pode ser feita com um estudo realizado por um profissional com conhecimento aprofundado sobre a legislação e sobre os processos burocráticos junto ao INSS.
Para os contribuintes autônomos: Contribuir com o valor correto
Outra vantagem importante atrelada ao planejamento previdenciário é a garantia de contribuir com o valor correto.
Você sabia que, para receber o melhor benefício, não é necessário, obrigatoriamente, contribuir com o teto máximo?
O cálculo da aposentadoria é feito por meio de uma média, por isso, é desnecessário contribuir com o teto durante toda a vida como trabalhador.
Muitos trabalhadores, principalmente os autônomos, acabam pagando mais do que o necessário.
Com o planejamento, é possível fazer o cálculo da média, chegando ao valor adequado para se contribuir.
4. Como e quando o planejamento previdenciário deve ser feito?
Por isso, aconselha-se que, entre os 30/35 anos, já se mantenha toda a documentação organizada e busque-se um profissional capacitado para realizar esse planejamento.
Dessa forma, o trabalhador já terá um panorama da sua situação e poderá pensar em se organizar para obter a melhor condição de aposentadoria possível.
Isso quer dizer que, quanto antes você começar o seu planejamento, melhor será o resultado alcançado no final e você poderá ingressar com um pedido de aposentadoria com muito mais tranquilidade e segurança.
Mas, então, na prática, como é feito esse planejamento?

Conclusão
Pensar na aposentadoria de forma preventiva e antecipar os possíveis problemas, buscando as soluções práticas e que estão ao alcance de qualquer trabalhador, é uma realidade que já vem sendo adotada por muitos brasileiros.
A cada dia, é mais comum encontrar pessoas que estejam buscando o planejamento previdenciário como uma ferramenta para a organização e a programação da sua futura aposentadoria.
Independentemente da idade, a aposentadoria é algo a ser pensado com bastante antecedência.
Busque informações, pesquise, conheça os seus direitos, trilhe o caminho mais seguro para mantê-los, faça um planejamento previdenciário e aposente-se da forma como você sempre sonhou.
.jpg)




Comments